Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Um dos cursos disponibilizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que possui uma carga horária total de 1200 horas. Durante o curso, o estudante terá noções de Ergonomia (ciência que trata da relação entre homens e máquinas, visando a prevenção de acidentes laborais), Primeiros Socorros, Legislação, Doenças Ocupacionais, entre outras matérias relacionadas à Segurança do Trabalho. O Técnico de Segurança no Trabalho pode atuar em instituições públicas e privadas, e também pode trabalhar em empresas que fabricam equipamentos de segurança.

Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Segurança do Trabalho

De forma em geral, o campo de atuação do profissional desta área é bem abrangente, já que toda a empresa, independente do ramo de atuação, necessita realizar ações de prevenção de acidentes de trabalho. Toda empresa, seja ela pública ou privada, deve cumprir as legislações específicas sobre segurança no trabalho, devendo observar as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho – as chamadas “NRs” – onde o não cumprimento acarretará ao empregador as punições previstas em lei.

Técnico em Segurança do Trabalho, o que faz

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho é responsável pela fiscalização e adequação da realidade da empresa às normas gerais de segurança no trabalho, visando preservar a saúde dos funcionários da empresa, tanto em situações do dia a dia, como em situações de emergência. A Segurança no Trabalho abrange ações preventivas, adequação às normas de segurança específicas de acordo com o trabalho realizado, bem como o planejamento de toda a estrutura física que a empresa precisa ter para cumprir as leis relacionadas à saúde do trabalhador.

O Técnico de Segurança do trabalho deve obedecer às normas regulamentadoras, em especial naqueles trabalhos que oferecem maior risco na execução, como trabalhos ligados à explosivos, líquidos inflamáveis, construções, produtos químicos, entre outros. Deve ser observado o uso de equipamentos de proteção adequados, como capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, máscaras, protetores auriculares e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).

Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho Salário

 O salário inicial de um Técnico em Segurança do trabalho varia, em média, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. Esses valores podem mudar de acordo com o porte da empresa, número de empregadores, localização da empresa, entre outras variáveis. O mercado para técnicos em Segurança do Trabalho segue em expansão, devido a necessidade desses profissionais em empresas urbanas e também nas áreas rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *