Pronatec SP 2016, São Paulo

O PRONATEC conta com a parceria de instituições privadas, institutos federais e escolas estaduais para ofertar os cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil. Na cidade de São Paulo pode-se citar como exemplo as instituições do sistema S – SENAC, SENAI, SENAT, SENAR, que estão vinculadas ao programa e atuam no sentido de variar e ampliar a abertura anual de vagas desde a criação do programa em 2011.

Pronatec SP 2016, São Paulo
Pronatec SP 2016, São Paulo

Pronatec 2016 SP, UNICID – Universidade Cidade de São Paulo

Para se informar sobre quais cursos abrirão vagas em São Paulo no seu bairro ou região, o candidato deverá acessar o site da instituição desejada e fazer uma busca por cursos, cuja disponibilidade poderá variar de um ano para o outro.

No site da UNICID contém uma pagina com cursos técnicos disponíveis para o Pronatec SP.

Pronatec SP 2016, São Paulo
Pronatec SP 2016, São Paulo

Os cursos oferecidos pelo SENAC, assim como por outras instituições vinculadas ao programa, buscam atender à demanda de mão de obra da região dos candidatos, de modo que a área dos cursos varia de região para região.

Cursos Pronatec SP 2016, São Paulo

Pronatec SP 2016, São Paulo
Pronatec SP 2016, São Paulo

Em 2016, os cursos ofertados em no Pronatec de São Paulo são nas áreas de Atendimento, Publicidade, Mídia, Técnico em Automação Industrial, Construção Civil, Eletrônica, Informática, Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Técnico em Panificações, Enfermagem, Técnico em Farmácia, Nutrição, Saúde, Logística, entre outros. Os cursos oferecidos pelo SENAC neste ano foram nas áreas de Hotelaria, Turismo, Nutrição, Informática, Gestão de pessoas, gastronomia, Bem Estar e Beleza e estética. Em 2016 ainda não há previsões de quais cursos estarão com vagas abertas, mas há grandes chances de que os cursos ofertados no ano passado sejam novamente ofertados em 2016.

Inscrições Pronatec SP 2016, São Paulo

Pronatec SP 2016, São Paulo
Pronatec SP 2016, São Paulo

Para se inscrever no Pronatec é necessário que os candidatos acessem o endereço eletrônico: pronatec.mec.gov.br, insiram os dados requeridos para realizar uma pré-inscrição. No site também é possível fazer uma busca por curso e por localidade. As pessoas que não tiverem acesso à internet poderão realizar pré-inscrição realizando o CADÚnico no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência. Os documentos necessários são CPF, RG, uma foto 3×4 recente e comprovante de ensino médio em rede pública, ou comprovante de matrícula para os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio. Após realizada a pré-matrícula ou deferida a inscrição pela internet, os candidatos deverão se dirigir às instituições que oferecerão os cursos e concluir a matrícula pessoalmente, procurando chegar cedo, uma vez que a maioria das matrículas é feita por ordem de chegada. Devem se atentar também a possíveis documentos que a instituição pode exigir a parte e tê-lo em mãos para garantir a vaga no curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *