Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro

O PRONATEC 2016 atua em todo o Brasil visando permitir o acesso à especialização para pessoas de baixa renda que pretendem se especializar para conseguir entrar de forma imediata no mercado de trabalho. Os interessados em fazer os cursos gratuitos do programa devem realizar uma pré-inscrição no site: pronatec.mec.gov.br ou se dirigir a algum Centro de Assistência social para realizar o CADúnico, que é um cadastro social.

Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro
Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro

Após a realização e o deferimento da pré-matrícula, seja pela internet ou através do CADÚnico, os candidatos devem se dirigir à instituição que oferecerá o curso. É importante ressaltar que os candidatos devem se manter informados sobre as instituições nas quais farão o curso, uma vez que os métodos para completar a matrícula podem variar de acordo com a instituição em questão. Lembrando que não há um sistema que permita a inscrição completa online e o CADÚnico não garante o ingresso. Para efetivar a matrícula, é necessário se dirigir até a instituição na qual fará o curso no dia determinado pela mesma.

Cursos Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro

Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro
Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro

O PRONATEC RJ abrirá diversas vagas para 2016, condizentes com a demanda regional. O programa conta com a parceria de instituições da rede pública e privada e instituições de ensino superior. Para saber quais cursos são disponibilizados perto da sua região no Rio de Janeiro é necessário fazer uma busca na instituição que oferece o curso desejado e se informar, seja pela internet ou pessoalmente. O site do programa também fornece essa informação. No Rio de Janeiro, em 2015, foram ofertados cursos nas áreas de eletricista, cabos e equipamentos telefônicos, construção civil, cursos de línguas (inglês, alemão e francês), hotelaria, setor alimentício, mecânica e funilaria, eletricista, logística, auxiliar de operações em logística, pintura de obras, administração, auxiliar de operações em logística, entre vários outros. Há probabilidade que os mesmos cursos se repitam em 2016 e que haja a abertura de vagas em novos setores. Assim, os candidatos devem estar atentos às informações das instituições e ao site do programa para se manter atualizados.

Pronatec RJ 2016, Inscrições Rio de Janeiro

Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro
Pronatec RJ 2016, Rio de Janeiro

Quem fez o ENEM 2015 pode optar por utilizar a nota para ingressar no PRONATEC através do SISUTEC, que divulgará lista de aprovados no início de todo semestre através do endereço eletrônico sisutec.mec.gov.br, portanto os candidatos devem acessar o site nas épocas prováveis, uma vez que podem ser desclassificados em caso de não responderem à chamada. Haverá oferta de cursos o ano todo, mas a oferta de vagas dependerá das instituições parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *