PRONATEC Inscrições

PRONATEC Inscrições

O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa de promoção da economia nacional desenvolvido pelo Governo Federal, com o intuito de oferecer a educação qualificada com vagas totalmente gratuitas de ensino técnico e profissionalizante, que melhorará a educação profissional da população e suas perspectivas de emprego Mesmo tendo sofrido uma série de cortes de vagas em 2016, o PRONATEC 2017 ainda é um dos principais programas de educação do país, oferecendo bolsas de estudo a milhões de brasileiros. Se você está procurando por uma melhor qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho, fique atento às vagas do PRONATEC.

PRONATEC Inscrições

PRONATEC Inscrições 2017

As inscrições Pronatec destinadas a qualquer brasileiro maior de 16 anos que tenha o ensino médio completo. A prioridade de vagas será para as pessoas que estudaram o ensino médio na rede pública ou particular como bolsista integral, além dos cidadãos que participam de algum programa de transferência de renda, como o Bolsa-Família, etc.

As inscrições para o Pronatec 2017 podem ser feitas pelo portal do Pronatec e pelo site do MEC, no seguinte endereço: https://www.guiapronatec.com.br/inscricao/. Ao acessar, o aluno irá informar o estado e a cidade onde reside para consultar os cursos mais próximos que possuem vagas abertas. A inscrição do Programa Pronatec pode ser feita online, portando os documentos RG e CPF. Também podem ser realizadas nas próprias instituições de ensino e, para isso, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de renda, residência, carteira de trabalho e fotos 3×4. Se o candidato for menor de idade, deverá ser acompanhado de um adulto responsável. É importante que, além do perfil descrito acima, o estudante também se enquadre nos requisitos mínimos da instituição de ensino onde deseja estudar.

PRONATEC Inscrições 2017

PRONATEC Cursos

O PRONATEC 2017 oferece cursos de nível médio (aproximadamente 800 h) e profissionalizante (aproximadamente 180 h) em todas as regiões do país nas mais diversas áreas. A seleção dos Cursos Pronatec 2017 é feita de acordo as demandas profissionais da região, sendo, portanto, cursos com alto nível de empregabilidade. Geralmente os alunos dos cursos técnicos concluem com propostas de emprego, tamanha é a demanda de seu município. Para conhecer os cursos ofertados em sua cidade, basta consultar pelo portal descrito acima ou ir à Secretaria de Educação de sua cidade, que listará todos os cursos ofertados e instituições parceiras do programa.

PRONATEC Cursos

Alguns dos cursos mais oferecidos são:

  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Segurança do trabalho
  • Técnico em Automação Industrial
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Química
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Recursos Humanos
  • Técnico em Farmácia
  • Técnico Industrial

PRONATEC Inscrições Senai

O SENAI é uma das principais instituições parceiras do PRONATEC 2017. Para conhecer os cursos oferecidos em sua Região, você pode ir até o Senai de sua cidade se informar sobre as vagas de cursos técnicos e profissionalizantes ou acessar o portal SENAI de seu estado. Lembre-se de levar todos os documentos necessários para a realização das inscrições.

PRONATEC Inscrições Senai

PRONATEC Inscrições Senac

Outra Instituição parceira é o Senac, na oferta dos cursos do Pronatec. São oferecidos tanto cursos técnicos quanto profissionalizantes. Como não há datas fixas de abertura de vagas dos cursos profissionalizantes, pois acontecem várias vezes ao ano, sempre que turmas concluem e abrem vagas para a formação de novas. Para se informar melhor, você pode ir ao Senac de sua cidade e conferir os cursos oferecidos.