Pronatec Fortaleza CE 2016

O PRONATEC 2016 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem atuado também em Fortaleza, no Ceará, e desde que foi criado vem permitindo que milhares de pessoas se especializem de forma totalmente gratuita em diversos cursos técnicos. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e foi criado em 2011. Muitos estudantes dos cursos já saem empregados.

 

Pronatec Fortaleza CE 2016 Cursos

Pronatec Fortaleza CE 2016
Pronatec Fortaleza CE 2016

A disponibilidade de cursos Pronatec Fortaleza CE 2016 varia de região para região, de acordo com a demanda por mão de obra da economia local. Assim, em Fortaleza CE as vagas frequentes são nos cursos de eletrotécnica, guia de turismo, mecânica, refrigeração e segurança de trabalho. O programa conta com a parceria de inúmeras instituições da rede pública e privada, que ministram os cursos. No Ceará o IFCE – Instituto Federal do Ceará oferece cursos nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Análises Químicas, Aquicultura , Automação Industrial, Comércio, Edificações, Eletrotécnica, Eventos, Fruticultura, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Panificação, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Zootecnia. Esses cursos são ministrados em Fortaleza e também na região.

Pronatec Fortaleza CE 2016 Senai

Pronatec Fortaleza CE 2016
Pronatec Fortaleza CE 2016

O Pronatec 2016 também conta com a parceria das instituições do sistema S (SEST, SENAC, SENAI, SENAR), que oferecem cursos durante todo o ano.

Pronatec 2016 Fortaleza CE Inscrições

Pronatec Fortaleza CE 2016
Pronatec Fortaleza CE 2016

Para fazer a inscrição no Pronatec Fortaleza CE 2016, deve se dirigir à instituição que ministrará o curso desejado portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de conclusão de ensino médio (para aqueles que já concluíram), comprovante de matrícula no ensino médio (para os que ainda estão cursando), comprovante de residência atualizado e foto 3×4 atualizada. É possível que alguma instituição solicite algum documento além destes citados, portanto é importante que o candidato entre em contato com antecedência para ser informado do que deve ter em mãos no momento da matrícula no Pronatec CE 2016. Para saber a disponibilidade dos cursos em sua região basta entrar no site do PRONATEC através do endereço eletrônico: pronatec.mec.gov.br e fazer uma busca por curso ou por região. As vagas disponíveis podem variar de um ano para o outro e dependem da instituição que os ministra, assim como horário, turno, etc. Os métodos da matrícula também dependem da instituição, mas geralmente ocorrem por ordem de chegada, razão pela qual é conveniente chegar o mais cedo possível. Os cursos são totalmente gratuitos e os estudantes tem direito ao material necessário para o aprendizado e a um auxílio para transporte e alimentação durante todo o período em que estiverem estudando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *