Pronatec ES 2018

Criado desde 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec ES 2018) vem beneficiando pessoas, maiores de 15 anos, que busquem se qualificar para concorrer a uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

O Pronatec ES 2018 foi desenvolvido para: trabalhadores, agricultores familiares, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; desempregados e pessoas com deficiências entre outros.

Pronatec ES 2017

Contudo, na nova etapa de 2018 a oferta de cursos será reduzida, devido à crise em que estamos enfrentando. As vagas ainda não foram disponibilizadas, por isso é preciso ficar de olho nas inscrições para não perder a chance de se candidatar a uma vaga no Espírito Santo.

Cada pessoa que é contemplada com a vaga, recebe as condições necessárias para ir ao curso e completá-lo. Isso porque, além da bolsa o candidato recebe benefícios e R$ 300 que podem ser gastos da forma que ele bem entender.

Isso faz com que ele tenha segurança e condições de concluir o seu curso até o final, sem o perigo de ficar no meio do caminho por falta de dinheiro para passagem ou do lanche nos intervalos das aulas.

Pronatec ES 2018

Com a função de democratizar o ensino de qualidade fazendo que um número maior de pessoas de baixa renda tenha acesso às informações e formação qualificada, o Governo Federal criou o Pronatec 2018.

Com isso, pessoas de todo o Brasil podem participar do Pronatec. A partir daí o estudante recebe uma certificação que o deixa parcialmente preparado para enfrentar o mercado de trabalho mais seguro e experiente.

 

É importante destacar que já foram distribuídas mais de 9 milhões de bolsas de estudo entre cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada pelo Pronatec. Todos os cursos são gratuitos e custeados pelo Governo Federal.

Pronatec ES Inscrição

Pronatec ES Inscrição

Para se inscrever no Pronatec ES é preciso ficar de olho abertura de vagas no site do Pronatec. Pesquise o local onde pretende estudar e a instituição. Veja se o curso está disponível e faça sua inscrição.

Algumas instituições é preciso fazer a inscrição de forma presencial. Assim, é necessário que o interessado tenha

  • Idade igual ou acima de 16 anos;
  • Ser estudante de escola pública ou ter bolsa na escola particular;
  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou bolsista em escola particular;
  • Ser beneficiário de algum programa, como Bolsa Família.

Além da bolsa de estudos a pessoa que for contemplada com a bolsa de estudos também recebe vale transporte e alimentação, material didático e uma bolsa de R$ 300.

Ainda não há uma data específica de abertura das inscrições do Prontec ES 2018, pois isso permaneça alerta no canal disponível acima.

Pronatec ES, Senai e Senac

Pronatec ES, Senai e Senac

Ainda não dá para saber quais os cursos que estarão disponíveis na edição de 2018. Devido à crise, o Governo Federal vai enxugar diversas vagas em todo o Brasil.

Mas em 2017, o Pronatec ES contou com cursos técnicos de: jardineiro, horticultor orgânico, operador de motosserra, cafeicultor, logística, agente comunitário de saúde, estética, enfermagem, farmácia, gerência de saúde, informática, massoterapia, redes de computadores, vigilância em saúde, reabilitação de dependentes químicos.

Os cursos foram oferecidos nas cidades de Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Aracruz, Colatina, Serra, Vitória, Vila Velha e Viana, locais onde existem filiais do Senai e Senac do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *