Pronatec Cursos 2017

Pronatec Cursos 2017

Este programa, Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) proporciona benefícios para milhares pessoas do Brasil. Tratando-se de iniciativa do Governo Federal, o intuito é democratizar a qualificação profissional para aumentar a bagagem dos trabalhadores no mercado trabalho.

É claro que a formação interfere nas etapas e permite uma melhor ascensão, em teoria. Para isso, essa medida, o Pronatec, instalada desde de o ano de 2011, se estende a vários locais do Brasil, em todas as regiões. Para se ter ideia, há centenas de cursos técnicos gratuitos fornecidos pelo Pronatec 2017, que logo será retomado no decorrer desse texto.

Pronatec Cursos 2017

Espera-se que mais vagas nos Cursos Pronatec 2017 surjam pois tem grande demanda para ser qualificada, incluindo quem concluiu ou não o ensino médio.

Inscrição nos Cursos Pronatec 2017

Segundo o Guia Pronatec de Cursos FIC, há mais de 600 cursos ofertados. É claro, depende da região qual opta por estabelecer e etc. Há diferença entre os Cursos Técnicos oferecidos, tendo os concomitantes, integrados e subsequentes.

Os Cursos Técnicos Pronatec Concomitantes são destinados aos estudantes do ensino médio em andamento. Para saber mais informações, pode recorrer a secretaria da própria escola ou ainda ver vagas remanescentes pela internet em acesso.

Os Cursos Técnicos Pronatec Integrados são para aqueles que iniciam o ensino médio, também para a Educação de Jovens Adultos (EJA). Inclui os cursos oferecidos de forma conjunta ao ensino regular, como observa em escolas técnicas e Institutos Federais.

Os Cursos Técnicos Pronatec Subsequentes são para as pessoas que concluíram o ensino médio. Os cursos são fornecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC).

Inscrição nos Cursos Pronatec 2017

Pronatec 2017 Inscrições

Para saber quando inicia, deve se atentar ao calendário no portal do MEC. Neste site tem mais opções de vagas nos Cursos Pronatec 2017 e pesquisas que podem contribuir para se manter antenado a respeito do programa. Não deixe de se atualizar.

Baseado em conteúdo disponível no site do MEC, as instituições que deve recorrer para ser inscrever no Pronatec são:

  • As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Institutos Federais, CEFETs, escolas técnicas vinculadas a Universidades Federais e Colégio Pedro II)
  • As instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipais e fundações públicas precipuamente dedicadas à educação profissional e tecnológica;
  • As instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT);
  • As Instituições de Ensino Superior – IES estaduais, distrital e municipais com cursos técnicos;
  • As IES privadas e de educação profissional técnica de nível médio devidamente habilitadas pelo MEC;

Cursos Gratuitos 2017

Cursos Gratuitos 2017

Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2017 são gratuitos, para respeitar a ideia de democratização. Vá e fique atento quanto aos períodos de matrículas das instituições das regiões, além de verificar os links que estão disponíveis neste artigo e podem ainda mais auxiliar para ser informado quanto as atualizações. Os editais também estão disponíveis dos parceiros que ministram os cursos.

Sisutec 2017

Já citado mais acima, o Sisutec usa como critério a nota do ENEM.