Cursos Pronatec 2017

Cursos Pronatec 2017

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, chamado Pronatec, é um programa criado em 2011 pelo Governo Federal com a finalidade de expandir a quantidade de cursos oferecidos nas áreas de educação tecnológica e profissional no Brasil. Com esse programa o governo pretende permitir que mais jovens e trabalhadores tenham acesso a uma educação e formação profissional qualificada.

Cursos Pronatec 2017, Técnicos e Profissionalizantes

Cursos Pronatec 2017, Técnicos e Profissionalizantes

O programa oferece cursos Pronatec gratuitos em todo país, através de parcerias realizadas com as Redes Federais, Estaduais e Municipais de educação profissional e com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Senai e Senac, por exemplo) além de Instituições de Ensino Privado para cursos de educação tecnológica.

Os cursos técnicos Pronatec são oferecidos para quem já concluiu o ensino médio ou ainda está cursando e cursos para qualificação profissional exigem uma escolaridade mínima bem variada.

Cursos Técnicos Pronatec 2017

Cursos Técnicos Pronatec 2017

A oferta dos cursos técnicos Pronatec 2017 pode ser realizada de três maneiras: de forma simultânea, integrada e ainda subsequente, sendo que cada um deles visa atender um público diferente.

Os cursos simultâneos ou concomitantes são voltados para alunos que já estão cursando o ensino médio, de preferência na rede pública. Os integrados são para aqueles que pretendem já iniciar o ensino médio em conjunto com o ensino técnico e os cursos subsequentes são para aqueles que já concluíram o ensino médio e o acesso é feito pela nota obtida no Enem.

No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos é possível verificar quais cursos são ofertados e qual a duração mínima de cada um.

Cursos Profissionalizantes Pronatec 2017

Cursos Profissionalizantes Pronatec 2017

Na esfera do Pronatec 2017, os cursos profissionalizantes possuem uma duração mínima de 160 horas e máxima de 400 horas, podendo durar de três a seis meses. São diversos os cursos de qualificação profissional e a lista completa pode ver verificada no Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada.

Esses cursos possuem um público alvo bem diversificado, variando desde estudantes do ensino médio da rede pública até pessoas com deficiência ou ainda beneficiários de seguro desemprego. Quem tiver interesse deve verificar em qual público se encaixa e qual local procurar através do site do Pronatec.

Cursos Senai

O Senai 2017, bem como as demais instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem, oferece cursos gratuitos de diversos tipos em todo o território nacional. As vagas são oferecidas para cursos profissionalizantes e até mesmo cursos técnicos. Porém cada unidade oferece cursos de acordo com a demanda da cidade onde se localiza. A oferta é baseada tanto na cultura do local quanto nos serviços oferecidos pela cidade, com o intuito de qualificar profissionais aptos a conseguir trabalhar na localidade onde residem.

Cursos Senai

Cursos Senac

Da mesma maneira que o Senai, o Senac oferece cursos gratuitos variados por todo os país e de acordo com a necessidade do município onde está localizado. Sendo assim, não há uma oferta de cursos padrão.

Para saber quais cursos estão disponíveis na sua cidade procure a unidade mais próxima de você, lá você será informado das ofertas de vagas e quais requisitos para ingresso.

Cursos Senac

Inscrições Pronatec 2017

As inscrições Pronatec 2017 para cursos no Senac e Senai devem ser realizadas diretamente nas instituições, basta procurar uma unidade mais próxima da sua residência e se informar sobre a disponibilidade de vagas e datas de inscrição e matrícula.

Para os demais cursos ainda não foram divulgadas as datas de inscrição Pronatec para 2017, mas é possível acompanhar todas as novidades através do Portal do MEC.