Novo Ensino Médio

O Ensino Médio brasileiro é motivo de grande preocupação para o Governo Federal, visto que a qualidade do ensino ofertado atualmente vem deixando a desejar em muitos aspectos. Por esse motivo, uma proposta de reforma que já vinha sendo discutida há muito tempo ganhou força e vai ser posta em prática.

Novo Ensino Médio, MedioTec 2017

Novo Ensino Médio, MedioTec 2017

O Ensino Médio vai passar por mudanças para fortalecer e aprimorar a qualidade da educação. A proposta aponta algumas alterações, como as escolas passarem a oferecer aulas em turno integral e os currículos começarem a ter disciplinas obrigatórias e optativas.

O Governo Federal vai fazer um investimento em torno de R$ 1,5 bilhão no decorrer de 2 anos para que as escolas sejam convertidas para tempo integral.

MedioTec 2017

MedioTec 2017

No primeiro semestre de 2017 já ocorrerão certas mudanças, como algumas escolas no país que já terão alunos do MedioTec matriculados em turno integral. Porém, inicialmente, não irão ocorrer alterações no currículo escolar. Para essas mudanças acontecerem é necessário grande debate e aprovação pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dessa forma o MEC prevê que a implantação do MedioTec efetivamente deverá ocorrer apenas a partir de 2018.

Como funciona o MedioTec 2017

Com as aulas em turno integral, o aluno do MedioTec terá sua carga horária de aulas ampliada gradualmente, chegando até 1.400 horas anuais. O currículo atual prevê uma carga horária mínima de 800 horas anuais, sendo assim, o aluno terá a possibilidade de adquirir muito mais conhecimento.

O novo currículo irá possibilitar que o aluno tenha mais autonomia e estude matérias da sua área de interesse, já pensando no seu futuro profissional, optando por disciplinas que estejam de acordo com o curso superior que pretende cursar ao concluir o MedioTec. Uma parte do currículo será fixa e outra alterável, sendo esta última moldada pelo próprio aluno.

O MEC dará autonomia aos Estados para criarem currículos de acordo com a realidade regional, contexto histórico e seus costumes culturais. Essa parte se refere às disciplinas optativas do currículo, sendo que o currículo básico será obrigatório e não deverá ultrapassar 1.200 horas anuais.

Como funciona o MedioTec

Uma mudança significativa é que o Novo Ensino Médio irá oferecer formação técnica profissional, com a oferta de aulas práticas e teóricas. O aluno terá acesso a essa qualificação dentro do horário normal de aulas, não necessitando estar cursando o Ensino Médio em turno integral.

Outra novidade é a possibilidade de validação de disciplinas cursadas no Ensino Médio. Quando o aluno ingressar em um curso técnico ou superior poderá aproveitar matérias que tenha cursado e concluído anteriormente no Ensino Médio.

Novo Ensino Médio Quando começa

O Ministério de Educação prevê que as mudanças iniciem já no primeiro semestre de 2017, onde algumas escolas já irão oferecer para as turmas do Ensino Médio aulas em período integral. Porém toda a mudança irá ocorrer de forma gradual, sendo que até o final de 2018 estão previstas a abertura de mais 500 mil vagas para matrículas em turno integral.

A determinação de mudança para turno integral não irá atingir obrigatoriamente todas as escolas no país, mas o Plano Nacional de Educação prevê que até 2024 tenhamos pelo menos 25% das matrículas nessa modalidade. Já a alteração do currículo escolar, como informado anteriormente, deverá ocorrer somente a partir de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *