O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego – PRONATEC foi criado em 2011 por iniciativa do governo federal com o objetivo de suprir a grande demanda por mão de obra especializada que surgia no Brasil. A falta de especialização se mostrava como um empecilho para que trabalhadores desempregados não especializados suprissem a demanda por mão de obra especializada. Assim, o programa visava criar as condições necessárias para que estes trabalhadores ingressassem no mercado de trabalho e tivessem melhores condições de vida, salário e emprego. O programa funciona oferecendo cursos técnicos gratuitos para pessoas de baixa renda. Há diversas opções de cursos e benefícios para os estudantes, que devem, obrigatoriamente, ter cursado ou estar cursando o ensino médio na rede pública.

Inscrições Pronatec 2016
Inscrições Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016 Locais

O programa atua em praticamente todo o Brasil e conta com instituições da rede pública e privada de ensino e até mesmo algumas universidades para aplicar o programa. Além da concorrência tradicional para ingressar no programa, há também como ingressar através da prova do ENEM, por um sistema chamado SISUTEC, que utiliza a nota das provas para inserir os estudantes nos cursos oferecidos nas universidades. Fique atendo as Inscrições Pronatec 2016, veja o que precisa para realizar a inscrição no Pronatec.

Inscrições Pronatec 2016

Para as Inscrições Pronatec 2016 os candidatos deverão realizar uma inscrição pelo site do programa: pronatec.mec.gov.br e inserir os dados pessoais que serão requeridos. Após deferida a inscrição, deverão se dirigir à instituição que ministrará o curso. O site também fornece informações sobre curso por cidade e por instituição, podendo o candidato realizar uma busca para se informar sobre quais cursos serão disponibilizados na sua cidade. Para quem não possui acesso à internet, pode realizar uma pré-matrícula se dirigindo ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade e solicitando a realização do CADÚnico, que é um cadastro social simples. Após feito isso, poderá se dirigir à instituição na qual realizará o curso para fazer a matrícula propriamente dita. É necessário que portem alguns documentos como: CPF, RG, comprovante de endereço atualizado, histórico escolar ou comprovante de conclusão do ensino médio, uma foto 3×4 recente e quaisquer outros documentos que possam ser exigidos pela instituição.

Inscrições Pronatec 2016
Inscrições Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016 Vagas e cursos

No CRAS os candidatos também poderão se informar sobre os cursos disponíveis em sua cidade ou na instituição mais próxima. As vagas poderão variar de um ano para o outro, mas geralmente se repetem sendo este o melhor indício para se ter uma ideia dos cursos que serão ministrados no ano em questão. Dúvida e documentação clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *