Pronatec Jovem Aprendiz 2017

O Jovem Aprendiz Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de iniciar jovens de 15 a 24 ano de idade, que estejam cursando o ensino médio de preferência na rede pública, no mercado de trabalho. O programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, tem a estimativa de que das 9 milhões de micro e pequenas empresas do Brasil, cerca de 5 milhões participem do programa Jovem Aprendiz. Os jovens que participarem do programa, receberão a certificação técnica do Pronatec.

Inscrições Jovem Aprendiz Pronatec 2017
Inscrições Jovem Aprendiz Pronatec 2017

Como funciona o Jovem Aprendiz 2017 Pronatec ?

Para participar do programa Pronatec Aprendiz 2017, o candidato será contratado por no máximo 2 anos, caso esteja estudando deverá apresentar comprovante de freqüência escolar. O Jovem Aprendiz Pronatec, ao contrário de um estagiário, terá vinculo empregatício com a empresa com carteira assinada, a carga horária do Jovem Aprendiz é de no mínimo 4 horas e no máximo 6 horas trabalhadas, o salário é por hora trabalhada. Para a empresa que contrata o Menor Aprendiz, pagará FGTS de 2% e não terá custo com rescisão de contrato.

Atualmente as média e grandes empresas, são obrigadas por lei a terem de no mínino 5% e no máximo 15% de Jovens Aprendizes dentre o quadro de funcionário total. Para fazer o acompanhamento do Jovem Aprendiz, as empresas pagam um instituição certificadora. No caso de micro e pequenas empresas o Pronatec faz o acompanhamento gratuitamente.

Vagas e Cursos Jovem Aprendiz 2017

As vagas do Pronatec Jovem Aprendiz são destinadas, preferencialmente, a alunos da rede pública ou com vulnerabilidade social, para facilitar a qualificação profissional e ingresso de jovens ao mercado de trabalho. Os cursos Pronatec destinados ao Jovem Aprendiz são priorizados nas áreas da informática, comércio e varejo, serviços administrativos e alimentação.

Inscrições Jovem Aprendiz Pronatec 2017
Inscrições Jovem Aprendiz Pronatec 2017

Inscrições Jovem Aprendiz Pronatec 2017

Para as empresas interessadas em participarem do programa, deverão realizar a inscrição do Jovem Aprendiz no portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho. No sistema, deverão escolher a unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE), o qual realizará o gerenciamento da vaga. Ao Ministério do Trabalho, cabe a função de mediar a relação entre Empresa, jovem e instituição de ensino.  A estimativa do MEC é que o programa Jovem Aprendiz gere mais de 100 mil vagas de emprego para jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *