O Pronatec é um programa do Governo Federal que oferece bolsas cursos técnicos e profissionalizantes nas diversas áreas, a estudantes em todas as regiões do país. Os cursos técnicos abrem vagas duas vezes ao ano, no início de cada semestre, enquanto que os cursos profissionalizantes formam turmas várias vezes ao ano, de acordo com a carga horária de cada curso. Preparamos o Guia PRONATEC para os estudantes que desejam fazer um curso gratuito pelo Pronatec e para os professores que interessam em trabalhar nesse programa.

Guia Pronatec
Guia Pronatec

Guia PRONATEC – Alunos

Como e onde se inscrever?
Se você já tem o ensino médio completo, pode se inscrever para a bolsa-formação do Pronatec, que são vagas gratuitas do governo destinadas à formação técnica. Como critério de classificação, será utilizada a nota do Enem para a 1ª e 2ª chamadas dos alunos através do Sisutec (que é o sistema de seleção dos candidatos para as vagas). As vagas são abertas a todos os brasileiros, porém, priorizando os que estudaram o ensino médio em rede pública ou como bolsista integral em escolas privadas.
Para se inscrever nos cursos de formação e qualificação profissional (120h) o estudante pode ir à Secretaria de Educação de sua cidade e se informar sobre os cursos oferecidos e as instituições parceiras. As inscrições são realizadas nas respectivas instituições. Para isso, é preciso levar os documentos: RG, CPF, comprovantes de renda, residência, carteira de trabalho e fotos 3×4. Idade mínima: 16 anos. Se o candidato for menor de idade, deverá ir acompanhado de um responsável. Para se inscrever nos cursos técnicos, o estudante deverá acessar a página do Sisutec http://sisutec.mec.gov.br e realizar a sua inscrição. O processo seletivo 2016.2 será aberto nas próximas semanas, por isso, fique atento aos prazos!

Guia PRONATEC – Professores

Como se inscrever?
Todo ano, o Pronatec abre vagas para professores bolsistas trabalharem lecionando nos cursos oferecidos. O processo seletivo é realizado para as instituições indicadas em cada cidade. É muito simples se inscrever para trabalhar como professor no programa, uma vez que o processo ocorre todo online. Para se inscrever para alguma vaga de bolsista para professor, este deverá acessar o site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de seu Estado e preencher a ficha de Cadastro de Currículo.
O preenchimento das fichas será para vagas de formação de cadastro de reserva e os candidatos serão chamados à medida que novas vagas forem surgindo. Os procedimentos de classificação ocorrem de forma simplificada, pela análise de currículos. Dessa forma, os cadastros de todos os professores irão para um banco de talentos e serão utilizados conforme forem necessários.

Guia Pronatec
Guia Pronatec

Guia PRONATEC – Cursos

Pronatec oferece cursos técnicos (CH mín. 800h) duas vezes ao ano e cursos de qualificação profissional (CH mín. 120h) diversas vezes ao ano em instituições parceiras: SENAC, SENAI, SENAR, SENAT, IFs, dentre outras. Para ter acesso à lista do cursos profissionalizantes oferecidos em sua cidade, o candidato deverá ir à Secretaria de Educação de sua cidade se informar a respeito dos cursos e instituições e, logo após, informa-se nas instituições as datas de abertura de turmas. Para os cursos técnicos, o candidato deve acessar o site do Sisutec http://sisutec.mec.gov.br no período de abertura das inscrições, selecionar a cidade onde reside e verificar os cursos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *