Calendário Pronatec

O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do governo que oferece gratuitamente a todos os brasileiros cursos técnicos e profissionalizantes com milhões de vagas distribuídas em todos os estados do Brasil fique atento ao Calendário Pronatec. É um ótimo programa para auxiliar jovens a se inserir no mercado de trabalho de sua região e oferecer cada vez mais profissionalização. Os cursos oferecidos são de formação teórica e prática, fornecendo uma melhor preparação para as demandas do mercado. No ano de 2016, o governo abriu mais de 2 milhões de vagas para o PRONATEC, aumentando ainda mas as chances de fazer um curso técnico ou profissionalizante.

Calendário Pronatec

Calendário Pronatec

Calendário PRONATEC 2016

Os cursos técnicos são oferecidos pelos IF e outras instituições de ensino superior parceiras, possuem carga horária mínima de 800h e têm vagas disponibilizadas duas vezes por ano, uma no início de cada semestre. Nesse ano, as datas de inscrições das próximas turmas do PRONATEC foram alteradas duas vezes. Os cursos profissionalizantes e de qualificação profissional possuem carga horária mínima de 180h e são oferecidos principalmente pelos SENAI, SENAT, SENAC, SENAR, IFs e outras instituições parceiras. As inscrições variam de acordo ao término de turmas e inicialização de novas vagas, cabendo ao candidato estar sempre atento às vagas oferecidas em sua cidade.

Calendário PRONATEC 2016 – Inscrições

As inscrições dos cursos técnicos acontecem duas vezes ao ano. Nesse ano, as datas das inscrições 2016.2 já foram alteradas pelo governo duas vezes. Originalmente aconteceriam em março, porém, foram modificadas para o mês de maio, mas, novamente foram adiadas. Segundo a ultima publicação no Diário Oficial, o prazo de inscrição dos estudantes será de 22 a 26 de junho. Fique atento à liberação do Edital.

As seleções para os cursos técnicos acontecem por meio do SISUTEC, utilizando-se da nota no último Enem como classificação. Até o momento ainda não temos informações dos cursos e vagas a serem disponibilizadas no próximo semestre, aguardando a abertura do período de inscrições. Tais informações, portanto, devem ser consultadas através do site http://sisutec.mec.gov.br/. As inscrições e seleções serão realizadas diretamente nas instituições de ensino parceiras, indicadas nas informações do edital.

Em relação aos cursos de qualificação profissional, o número e datas de turmas geradas é diverso durante o ano, variando de acordo com a carga horária de cada curso. Por isso, o candidato deverá consultar os períodos dos cursos de seu interesse nas instituições parceiras ou, na Secretaria de Educação de sua cidade, que irá fornecer a relação de todos os cursos e instituições disponíveis.

Calendário Pronatec

Calendário Pronatec

Para se inscrever, o candidato deverá ser maior de 16 anos e, no caso de menores de idade, as inscrições devem ser feitas acompanhadas de um responsável. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovantes de renda, residência, carteira de trabalho e fotos 3×4.

Calendário PRONATEC – Aulas

Após o período de seleção, a primeira chamada de matrícula dos cursos técnicos está prevista para acontecer entre os dias 01 e 03 de julho, com início das aulas esperadas para 27 de julho.

Como os cursos de qualificação profissional variam de data, o candidato deverá ficar atento aos períodos de chamadas do curso de sua escola na respectiva instituição de ensino.