CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais

Normalmente, os benefícios que mais são cadastrados são o Bolsa Família e os demais que são para os indivíduos de baixa renda. Todavia, podem estar nesse CadÚnico os que têm auxílios financeiros por questões de saúde e até mesmo os que têm o seguro-desemprego.

Uma das instituições que mais se envolvem com programas sociais é a Caixa Econômica Federal. Ela é tão envolvida porque o Governo Federal tem esse banco como o seu canal para pagar os beneficiários com muitos perfis. Ele é feito pela instituição e é um banco de dados geral: qualquer agência consegue visualizar os registros dos cidadãos.

O que é e como funciona o CadÚnico?

Os cidadãos não necessitam ter qualquer participação nos cadastros: a Caixa Econômica Federal, trabalhando juntamente com os órgãos sociais e com o Governo Federal, é quem colhe cada uma das informações a respeito de todas as famílias.

CadÚnico, Cadastro Único

Uma vez que os cidadãos vão ao Centro de Referência em Assistência Social, os próprios colaboradores passam a ir às suas casas para saber de mudanças nos seus dados: a renda mudou? O telefone continua igual? E outras informações.

Importa dizer que quando os profissionais não encontram as pessoas para colher os dados, o registro no CadÚnico pode ser prejudicado e, se passam-se muitos meses sem que se tenha uma atualização de registro, eles podem não ter mais o Bolsa Família ou outro benefício social.

Cadastro CadÚnico

Cadastro CadÚnico

Os cidadãos que precisam desse acompanhamento, inclusive dos programas sociais, devem dirigir-se ao CRAS para que sejam cadastrados no CadÚnico e, depois, os colaboradores possam ir à sua residência para acompanhá-los. Para os cadastros no CadÚnico, os cidadãos devem levar o comprovante de residência, precisam levar documentos pessoais, inclusive a certidão de nascimento dos possíveis filhos e a certidão de casamento, quando há.

Quando alguém trabalha, é importante que se apresente o comprovante, inclusive porque o CRAS precisará saber qual é a renda per capita. É importante ainda que os possíveis filhos estejam matriculados em alguma escola pública: especialmente para as famílias que almejam o Bolsa Família, essa é a maior condição que o Governo Federal tem.

Portal CadÚnico Caixa

As famílias precisam cadastrar-se somente no CRAS, não sendo permitido que eles se registrem pela Internet. Porém, o portal do CadÚnico é de muita utilidade para que eles saibam dos telefones de atendimento e até tirem dúvidas sobre quais são os programas sociais que estão nesse tipo de cadastro. A página é a http://www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico/Paginas/default.aspx. Ao final, a Caixa mostra as dúvidas frequentes que recebe e as suas respostas.

CadÚnico, Programas Sociais

CadÚnico, Programas Sociais

Como dito, é verdade que o Bolsa Família é uma das maiores ocorrências do CRAS: muitos dos acompanhamentos que ele faz são de núcleos familiares que são beneficiados. Porém, os que estão no programa Brasil Carinhoso e os que integram o Carta Social também são observados pelo CRAS. Outros programas incluídos são o Tarifa Social de Energia Elétrica e ainda a Carteira do Idoso, mencionando-se o Programa de Cisternas e muito mais.

Veja mais!

Deixe seu Comentário